Os Dois Relógios (The Two Clocks) - Lewis Carroll

Os Dois Relógios (The Two Clocks) - Lewis Carroll - A Tradução Livre
O que é melhor, um relógio que esteja certo apenas uma vez ao ano, ou um relógio que esteja
certo duas vezes ao dia?
"O último," você responde, "inquestionavelmente." Muito bem, agora observe.
Eu tenho dois relógios: um não se move de jeito nenhum, e o outro atrasa um minuto por dia:
qual você preferiria?
"O atrasado," você responde, "sem dúvida."
Agora observe: o que atrasa um minuto por dia tem que atrasar doze horas, ou setecentos e
vinte minutos antes de estar certo novamente, consequentemente só está certo uma vez a cada
dois anos, enquanto o outro fica evidentemente certo tão logo seja a hora que ele marca, o que
ocorre duas vezes ao dia.
Então você se contradisse uma vez.
"Ah, mas," você diz, "qual é a utilidade de estar certo duas vezes ao dia, se eu não sei quando a
hora chega?"
Bem, suponha que o relógio aponte para as oito horas, você não vê que o relógio está certo às
oito horas? Consequentemente, quando forem oito horas, seu relógio estará certo.
"Sim, eu entendo," você responde.
Muito bem, então você se contradisse duas vezes: agora fuja da dificuldade o melhor que puder,
e não se contradiga novamente, se conseguir.
Você pode ir em frente e perguntar: "Como eu posso saber quando as oito horas chegam? Meu
relógio não vai me dizer." Seja paciente: você sabe que quando forem oito horas seu relógio
estará certo, muito bem; então sua regra é esta: mantenha seus olhos fixos no relógio, e no exato
momento em que ele estiver certo, serão oito horas.
"Mas..." você diz.
Então, é isso. Quanto mais argumentar, mais você ficará longe do objetivo, então será melhor
parar.

Os Dois Relógios (The Two Clocks) - Lewis Carroll - A Tradução Livre
Texto original:
https://etc.usf.edu/lit2go/112/poems-puzzles-and-stories-of-lewis-carroll/4953/the-two-clocks/

Comentários

Postar um comentário